terça-feira, 15 de abril de 2014

Candeeiro a petróleo alemão, século XIX para o XX



No decurso das publicações, nomeadamente a 25 de Fevereiro do corrente ano, escreveu-se sobre um candeeiro alemão em liga de estanho e antimónio antes de ser restaurado.
O candeeiro foi adquirido numa conhecida leiloeira de Lisboa, após ter ido duas vezes a leilão sem ter sido arrematado. O estado de degradação da patine talvez tenha afugentado os compradores, mas debaixo disso estava em boas condições e com o reservatório interior em vidro, imaculado. O queimador, produzido pela Hugo Schneider, tinha sido estupidamente eletrificado e era anteriormente um Kosmos 14”.
A produção deste tipo de candeeiros é tipicamente alemã, de 1870 a 1910, mas poucos estão marcados. Na base deste candeeiro está, no entanto, gravada no metal, a seguinte numeração romana: XXI. Apesar dos vários inquéritos feitos a especialistas internacionais nada de conclusivo foi alcançado, excepto o país de origem.

O candeeiro é de uma elegância extraordinária, é um exemplar tipicamente oitocentista onde se encontram mescladas diferentes estilizações.
O corpo principal em forma de urna tem na base folhas de acanto, que assentam numa peça com quatro figuras animalescas. Estas figuras encontram-se aparafusadas e o seu aspecto feroz, realçado pela boca aberta e dentes afiados, conferem um toque de nobreza e segurança.
No topo da urna há uma faixa estilizada de motivos vegetalistas, na qual foram soldadas delicadas figuras femininas. A forte simetria é suavizada por estas adições, as quais contribuem para uma certa leveza do conjunto.
As figuras femininas são quatro, que são:

- duas idênticas com rosto sereno envolto em estilizações, disposto a meio dos motivos vegetalistas;
- duas figuras exuberantes, que ladeiam a urna, com asas de borboleta. Da base pendem cachos envoltos em fitas.

Neste ponto termina o corpo principal e começa o orifício onde encaixa o reservatório. O reservatório fica assim camuflado e tem uma tampa, afixada com gesso, com folhas de acanto. No topo da tampa enrosca-se o queimador.
A cor da patine original foi estudada e reposta num cuidadoso restauro, realizado por uma antiga e conceituada ourivesaria de Lisboa. A cor ajuda a realçar o latão polido do queimador, conferindo igualmente uma elegância e presença sólida num espaço.
O restauro da patine, em qualquer peça de época, é um processo dispendioso mas compensador. No entanto há no mercado tintas e vernizes de boa qualidade, que podem ser usadas nos restauros em casa. Não só há estes materiais disponíveis como é absolutamente necessária a habilidade e destreza humana quando são aplicados.

O candeeiro, como se referiu anteriormente, é em liga de estanho e antimónio, uma liga extremamente difícil para soldar e restaurar. Felizmente não tinha nenhuma peça quebrada, o que não encareceu ainda mais o seu restauro.

O queimador foi posto de parte, até se encontrar um do mesmo modelo e fabricante, e colocou-se outro da Wild & Wessel Kosmos Brenner 14” no seu estado original. O passo seguinte foi a aquisição de uma chaminé adequada e de um elegante globo.

A emissão de luz é excelente e um deleite para os olhos a sua presença numa sala.



Aspecto geral do candeeiro.



Detalhe dos quatro pés animalescos.



Topo da urna, na qual está camuflado o reservatório em vidro.



Tampa do reservatório em vidro, a qual encaixa no resto do corpo metálico.



As estilizações do globo complementam as do candeeiro. A escolha adequada de um globo ou abat-jour é fundamental para o conjunto, ambas são indissociáveis.




Figuras femininas decorativas na urna, três perspectivas.



O queimador da Wild & Wessel polido. Este queimador foi encontrado bastante danificado numa feira de rua, a grelha encontrava-se amolgada e o regulador torto. Após um cuidadoso e paciente restauro conseguiu-se pô-lo a funcionar.



O diâmetro do queimador, no encaixe da chaminé, é ligeiramente superior a outros queimadores do mesmo género. Nas peças soltas que tenho havia uma galeria para globo, mas não encaixava. Felizmente na baixa de Lisboa, numa conhecida casa especializada, adquiri outra galeria que encaixou impecavelmente.



As diferentes peças desmontadas e cuidadosamente limpas.

Sem comentários:

Enviar um comentário