quarta-feira, 23 de abril de 2014

Globo transparente



Hoje perdi a cabeça por uma magnífico globo, transparente, nada mais simples e sofisticado. O globo foi encomendado por um cliente, numa conhecida loja lisboeta, e na altura mandaram vir outro. Não hesitei e trouxe logo o segundo exemplar para casa.
As medidas são:

- 8,5cm de entrada em baixo;
- 19,5cm de altura;
- 20cm de diâmetro.

O seu efeito num candeeiro é extraordinário. O facto de deixar ver o queimador, em vez de o camuflar, e de a chama ser mais intensa, valeu a pena esta compra impulsiva.
A sua utilização em candeeiros excessivamente decorativos ou de grande dimensão é altamente recomendável, sobretudo para quem procura elegância.
No mercado nacional e internacional abundam variadas decorações, ou totalmente foscos e opalinos, mas raramente se encontram transparentes.
Confesso que fui influenciado por um magnífico candeeiro, em prata cinzelada, existente nas colecções do Palácio Nacional da Ajuda. A decoração rocaille acompanha o corpo principal, no qual está um pequeno relógio, terminando num queimador Kosmos igualmente em prata. O globo é totalmente transparente, realçando assim as estilizações decorativas.
O candeeiro foi adquirido na luxuosa Maison Boudet em Paris, pela Rainha Dona Maria Pia de Saboia. Este estabelecimento comercial foi fundado em 1886 no Boulevard des Capucines, onde este esteve até 1908, mudando-se depois para a Place Vêndome. Infelizmente foi encerrada por altura da Primeira Grande Guerra e dedicava-se à comercialização de mobiliário, bronzes, escultura, artigos em couro e ourivesaria.
Infelizmente cheguei bastante tarde a casa, o que me impossibilitou de tirar fotografias ao candeeiro com boa luz diurna, mas ficam aqui as que tirei com ele aceso há pouco.



Globo transparente, três perspectivas.



Aguardem a próxima publicação das fotografias diurnas.

Sem comentários:

Enviar um comentário