segunda-feira, 19 de maio de 2014

Bradley & Hubbard Manufacturing Company



Nas anteriores publicações focou-se a firma Bradley & Hubbard Manufacturing Company a qual, como foi prometido, merece uma especial atenção.

A companhia foi fundada por volta do ano de 1852 em Meriden, estado do Connecticut, Estados Unidos da América. Os seus fundadores foram Nathaniel Bradley, William Bradley, Orson Hatch, Chitten Hatch e Walter Hubbard fundam a então Bradley, Hatch and Company. Dedicava-se à manufactura de relógios, mas os irmãos Hatch em 1854 vendem a sua parte na empresa aos outros sócios, ficando Bradley & Hubbard Manufacturing Company o novo nome da firma. Na década de sessenta do século XIX dedicam-se, além dos relógios, à fundição de campainhas, urnas, molduras, jarras, acessórios para secretária, descanso de utensílios para lareira, cerra-livros, entre outros artigos domésticos.



Retrato de Walter Hubbard (1828-1911).



Retrato de Nathaniel Bradley (1829-1915). Ambos retratos foram retirados do seguinte link:




Mas houve um acontecimento que transformou esta companhia numa das maiores e mais sofisticadas companhias de produção de luminária, o petróleo. As escavações do coronel Edwin Drake permitiram-lhe, no dia 27 de Agosto de 1859, descobrir um furo de petróleo. Nathaniel Bradley viu o potencial deste novo combustível e apostou na produção de candeeiros.



Grafismo num sobrescrito da Bradley & Hubbard Manufacturing Company, com artigos em bronze, relógios, candeeiros para gás e petróleo.

Imagem retirada do seguinte link:




A companhia de 7 de Abril de 1868 a 23 de Dezembro de 1913 patenteou 89 desenhos de queimadores e peças para candeeiros. Os indivíduos que aperfeiçoaram estas peças foram essencialmente Joseph Jauch (19 patentes), John A. Evarts (15 patentes), William A. Penfield (13 patentes) e Charles A. Evarts (9 patentes).
A firma depressa atinge um sucesso de vendas, empregando cerca de 1000 empregados na década de 80 do século XIX. Tinha lojas em New York, Boston, Philadelphia e Chicago, entre outras grandes cidades. O sucesso dos candeeiros, candelabros, designs e peças sobresselentes marcam definitivamente o interior doméstico americano, influenciando igualmente o europeu.



Anúncio datado de 1894 aos candeeiros a petróleo da companhia, com os seus extravagantes e vaporosos abat-jours em seda ou tecido.
Imagem retirada do seguinte link:




Piano lamp, igualmente com um característico abat-jour de seda ou tecido. Este tipo de candeeiros era usado ao lado de um piano ou canapé, o que indica a sofisticação que estes artigos domésticos alcançam em finais do século XIX. O anúncio é datado de 1890 e apresenta um central draught burner, cuja ilustração foi retirada do seguinte link:




A companhia, como o anúncio indica, especializou-se na produção de queimadores central draught (corrente de ar central), cujo tubo central faz circular o ar, proporcionando uma modelação de chama, conjuntamente com o espalhador, permitindo uma boa incidência de luz. O aperfeiçoamento deste queimador originou o extraordinário sucesso dos queimadores Perfection, patenteado a 30 de Novembro de 1894, e que logo depois mudaram o nome para Rayo inundaram o mercado americano, europeu e asiático. A produção deste queimador foi em parceria com a Standard Oil Company, a qual abordamos anteriormente no candeeiro de suspensão ou de tecto.



Candeeiro de parede e tecto com um, dois ou quatro queimadores, segundo o mesmo design. As ilustrações foram retiradas do seguinte link:





Vários tipos de candeeiros a petróleo produzidos pela companhia.
Todas as ilustrações foram retiradas do site:




Candeeiro de tecto do designer Frederick R. Seidensticker (patenteado a 26 de Maio de 1868 e a 7 de Janeiro de 1873), cujas imagens foram retirados do site:




A companhia, cada vez mais, apresenta um infindável número de designs para candelabros e candeeiros para variados usos. O uso de diferentes materiais na fabricação destas peças incluía; o bronze; ferro fundido; latão; liga de estanho e antimónio; pedras; vidro, entre outros. Num certo sentido há um toque extravagante oitocentista mesclado com uma elegância extraordinária.



Candeeiro em liga de estanho e antimónio, ónix e latão, datado de 1895.



Candeeiro em cromo níquel datado de 1905.



Candeeiro tipicamente da Bradley & Hubbard Manufacturing Company, nos anúncios portugueses surge um no mesmo género.



Candeeiro com figura polícroma, datado de 1883, exemplar original (em cima) e eo desenho no catálogo (em baixo). Este tipo de candeeiros eram bastante populares no interior doméstico americano e curiosamente no açoriano.

As cinco anteriores ilustrações foram retiradas do seguinte site:




Na próxima publicação iremos abordar os variados tipos de candeeiro produzidos por esta extraordinária firma americana.

Sem comentários:

Enviar um comentário