quinta-feira, 29 de maio de 2014

Candeeiro a petróleo americano, restaurado



Depois da minha aventura na recuperação do candeeiro americano, que pertenceu aos meus bisavós, deixo-vos hoje as fotografias do seu estado actual. O devolver da identidade a este mimoso e afectivo candeeiro teve um final feliz, apesar das suas atribulações passadas. Foi um gozo conseguir repor o seu estado original e poder acendê-lo, gozando a luz amarelada e envolvente que emana dele.
Não pretendo impacientá-lo meu caro leitor com mais descrições e segue-se já o candeeiro na sua glória restaurada.




O candeeiro restaurado.




A peça em vidro, que fica entre o reservatório e a base em ferro, é em vidro moldado tendo no interior um decalque, com amores-perfeitos e folhas, e é pintado de cor-de-rosa. As peças em latão separam os diferentes materiais, além de darem estabilidade.




Pormenor das peças em latão, as quais são elegantemente decoradas.




Reservatório em vidro moldado, duas perspectivas. No mundo dos composite oil lamps há uma variedade infinita de motivos estilizados e cores, o que comprova a eficácia apelativa destes exemplares.




Queimador da Hugo Schneider e pormenor do suporte para abat-jour.




O abat-jour é o ideal, o branco conjuga-se com o amarelo sugerido pelas peças em latão, rosa e preto fosco das restantes peças. A vantagem desta cor é também essencial na difusão de luz. As suas proporções fazem deste conjunto um candeeiro ideal para mesa.




Candeeiro aceso, três ilustrações. É realmente um deleite numa sala quando se encontra aceso. A chama é estável, boa incidência de luz e o abat-jour concentra a luz para baixo. No dia em que realizei estas fotografias o flash estava ligado, mas como a luz era boa ele não acionou automaticamente.

Bem por hoje terminamos a abordagem deste candeeiro, mas perguntam-me vocês o que fiz ao candeeiro das peças para restauro deste. Pois bem aguardem a próxima publicação e o resultado vantajoso de outra recuperação.

Sem comentários:

Enviar um comentário