domingo, 15 de junho de 2014

Agni Brenner da Wild & Wessel de Berlim, chaminé



É com grande alegria que vos apresento uma chaminé de 20´´´para um queimador Agni. Esta chaminé raramente surge no mercado e a procura é grande, mas felizmente houve a sorte de encontrar um exemplar e mandar reproduzir a um mestre artesão. O resultado foi excelente, o que comprova a mestria dos nossos artesãos, além de ter sido usado vidro de boa qualidade.




Chaminé Agni 20´´´no respectivo queimador.




Pormenor da chama na chaminé e a maneira como se desenvolve, quatro perspectivas.



O resultado foi assombroso, assim se completou uma grande etapa no restauro do candeeiro. Ficamos também com a possibilidade de fornecer exemplares desta chaminé a colecionadores.
Um Agni Brenner 20´´´é fabuloso, uma chama bem desenvolvida e excelente emissão de luz.




A difusão de luz é excelente no espaço.

Para ver ao vivo clique no seguinte link:


O potencial de luz que alcança é fenomenal, não admira que se tenham dado o nome de um Deus hindu a esta gama.




Representação de Agni, o Deus do Fogo, um dos mais poderosos deuses hindus. Afugenta as sombras e traz conforto ao homem. A sua representação é geralmente com vários rostos, olhando em todas as direcções, daí terem homenageado este Deus nesta gama de queimadores

Ilustração retirada do seguinte link:




A sua proliferação na Europa merece um estudo aprofundado, mas conseguiu-se descobrir exemplares na Alemanha, país de origem, Portugal, França, Itália e Polónia, até agora. A sua presença no Reino Unido ou Estados Unidos da América não parece ter sido preponderante.
No nosso país consegui até hoje identificar pelo menos 9 exemplares, que são:

- 4 queimadores de 20´´´na minha colecção (incompletos, só um completo);

- 1 queimador de 20´´´, outro de 16´´´ e um de 14´´´ (todos electrificados e o de 16 parecia completo) em leilões na cidade de Lisboa;

- 1 queimador de 20´´´ (electrificado) numa loja de velharias e antiguidades;

- 1 queimador de 20´´´(incompleto) à venda num conhecido site de vendas online.

Este queimador era considerado de topo, daí não haver muitos queimadores deste género, abundando sim os Kosmos e Matador em grande quantidade.
A Wild & Wessel na viragem do século fabricava os seguintes queimadores:

- Kosmos, Kosmos-Solar e Kosmos-Normal nos seguintes tamanhos de 6´´´, 8´´´, 10´´´, 12´´´, 14´´´, 16´´´e 18´´´;

- Kosmos Vulkan nos tamanhos 12´´´, 14´´´, 16´´´e 18´´´;

- Vulkan em dois tamanhos, 16´´´e 18´´

- Agni em três 14´´´, 16´´´e 20´´´.




Gama de queimadores em produção em 1911 segundo a marca Wild & Wessel, mas que a partir de 1903 foi absorvida pela Hugo Schneider. Esta Ilustração foi retirada da obra Die Deutsche Lampe, publicada em 1911 e da autoria de Jacques Goldberg.



Na França estes queimadores, assim como outros da Wild & Wessel e de outras fábricas, eram importados pela casa Robert & Vilette, com lojas em Paris e Bordeaux. Os reguladores eram diferentes dos outros, visto ostentarem as iniciais R. V. desta conhecida casa comercial, à qual geralmente adicionavam Importé de Saxe em altos-relevos.
Desta variada gama sabe-se que eram importados para o Reino Unido os Kosmos-Vulkan pela conhecida firma londrina Catterson`s. Esta gama nesse país adquiriu outro nome: Globe-Vulcan, cujos reguladores ostentavam essas palavras, assim como Made in Germany, os quais também eram diferentes dos outros comercializados na Alemanha e resto da Europa.
Nos Estados Unidos da América os Vulkan (traduzido à letra é a nossa palavra Vulcão) começaram a ser comercializados em 1884.
Os queimadores Vulkan no mercado internacional surgem em maior número que os Agni, em Portugal desconhece-se a firma que os importava.
Os queimadores Agni não se sabe ainda o ano da patente, mas surgem sobretudo em exemplares de finais do século XIX e início do XX, os quais foram identificados no mercado nacional e internacional.

2 comentários:

  1. Eu tenho um 16" ;) Kosmos Vulkan.. infelizmente não consigo descobrir referências do fabricante da chaminé "J G Ferreira & Co"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No início do século XX houve vários retalhistas em Lisboa, Porto e nas principais cidades do país. Esse nome não me é estranho.

      Eliminar