segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cornelius & Company Solar Lamps, continuação



Os candeeiros do tipo solar lamps são compostos por várias peças e são unidas internamente por um parafuso em ferro. O reservatório, próximo do queimador, parece ter sido a fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do queimador Kosmos em 1865, embora este sistema e o combustível sejam diferentes.




Solar Lamp da Cornelius & Company com as peças desmontadas.




O parafuso e a porca na base em mármore, os quais unem as diferentes peças do corpo principal.




No reservatório assenta uma armação, com tubo central perfurado e com o suporte do globo, que funciona como regulador (três perspectivas). O encaixe da chaminé assenta por sua vez nesta armação. O combustível é qualquer tipo de gordura animal ou vegetal, não sendo aconselhável o uso de petróleo.
O tubo central interno, com uma espiral em baixo-relevo e de diâmetro inferior ao tubo da armação exterior, tem a entrada de ar na base do reservatório.




Perfurações para a entrada de ar do tubo central interno do reservatório, vista aproximada. Entre este tubo e o tubo da armação coloca-se a torcida, assente numa peça em latão. Esta peça tem saliências permitindo assim o seu movimento, através da armação exterior.


 

A armação exterior (três perspectivas) tem o suporte para o globo e para a chaminé. O tubo central tem uma perfuração, na vertical, onde assenta a referida peça que movimenta a torcida. Nos exemplares adquiridos infelizmente perdeu-se esta peça.




A chaminé tem um formato específico e é presa por duas peças (cinco perspectivas). A base tem perfurações, permitindo a circulação de ar para a modelação da chama, e nela assenta a chaminé. A rosca permite que a chaminé fique presa e contribuindo para uma maior segurança.




A pièce de résistance de todo o conjunto é o globo (três perspectivas). Nele foram delicadamente lapidados motivos arquitectónicos e estilizados sobre fundo fosco. A janela neo-gótica com vitrais é um deslumbre. A estrela de 12 pontas, inserida num círculo, é maviosa. Estes motivos encontram-se separados por uma moldura com motivos aparentemente arquitectónicos.




A chama é alongada e tem boa incidência de luz, conforme se pode ver na ilustração e retirada do seguinte link:




Para mais informação sobre os solar lamps recomendo a visita às seguintes páginas na web:





No mercado nacional surgem este tipo de candeeiros mas, raramente no seu estado original. Temos de analisar cuidadosamente as suas características para os podermos identificar com segurança.
Num exemplar encontrado numa loja de antiguidades, na cidade de Lisboa, encontrei um solar lamp diversas vezes modificado. A primeira intervenção foi a adição de um queimador a petróleo, Kosmos 14´´´ da Wild & Wessel, e a segunda foi a sua electrificação, mas sobre este tema iremos analisar mais detalhadamente na próxima publicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário