segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Cornelius & Company Solar Lamps




O primeiro contacto com esta famosa companhia americana foi numa conhecida feira alentejana, no verão de 2013. Numa bancada improvisada encontrava-se um par de candeeiros e um candeeiro a petróleo, ambos bastante elegantes. Ao aproximar-me do candeeiro a petróleo notei que o reservatório interior, em vidro, estava partido e na base havia a falta de uma estatueta. O preço por cada exemplar era bastante aceitável mas desisti, visto ter em vista outro candeeiro.

Os meses passaram-se e os candeeiros nunca mais apareceram na feira. Num sábado decidi contactar o vendedor e perguntar se ainda estavam disponíveis, felizmente estavam. Não pensei mais em adiar a compra e adquiri o par naquele instante.

Os candeeiros têm globos lapidados e base em mármore. O vendedor chamou-me a atenção para os caracteres em alto-relevo, numa pequena placa em metal amarelo no reservatório, que são: Cornelius & C.º, Philad., Patent, April 1.st 1843.




O par de candeeiros marcados Cornelius & Company (duas perspectivas) no dia em que foram adquiridos.




Nunca tinha ouvido falar nesta companhia, mas este tipo de candeeiro é diferente de todos os que já tinha visto antes, o que me aguçou a curiosidade de procurar mais informação. Os candeeiros foram acondicionados e levei-os para o carro em segurança. Dei mais uma volta pela feira e fui indagando os comerciantes se tinham algum candeeiro, quando um deles me referiu os três anteriores e frisou logo: o par não valia nada e os globos e chaminés não eram originais. A observação não me pareceu credível e segui em frente a caminho de casa.

Numa busca rápida pela internet estabeleceu-se o seguinte:

- Cornelius & Company foi um conceituado fabricante de candeeiros americano, cujos exemplares eram extremamente dispendiosos;

- o par de candeeiros é do tipo Solar Lamp, cujo combustível é à base de óleos animais ou vegetais;

- a data de fabrico é posterior a 1843 até meados do século XIX;

- os exemplares são raros na Europa, é conhecido um par em toda a França, e estes estão quase todos completos;

- o mecanismo interior tem falta de uma pequena peça, para subir ou descer a torcida, que facilmente poderá ser reproduzida, sem gastar somas avultadas;

- os globos são originais, assim como as chaminés, e têm motivos arquitectónicos neo-góticos, entre outros.




Um dos candeeiros com as peças desmontadas e onde se pode observar a complexidade do mecanismo.




O par de candeeiros durante a limpeza.



O estado original em que se encontram é uma mais-valia, visto muitos exemplares terem sido convertidos a petróleo no decorrer do século XX e outros electrificados. O valor comercial é bastante elevado comparado com o preço pelo qual foram adquiridos.

A companhia foi fundada por Robert Cornelius (1809-1893), um pioneiro da fotografia e de origem holandesa, nos Estados Unidos da América.




Autorretrato de Robert Cornelius, datado de Outubro ou Novembro de 1838. Este exemplar é considerado um dos primeiros autorretratos em fotografia.

Ilustração retirada do seguinte link:




Na década de trinta do século XIX abre um estúdio de fotografia, aperfeiçoando os métodos de reprodução de imagem e obtendo um considerável sucesso no meio de uma clientela selecta.
O desenvolvimento que a fotografia teve e a proliferação de estúdios fez com que perdesse o interesse nesta área, voltando a sua atenção para a indústria da iluminação.
No ano de 1843 é-lhe atribuído uma patente para um candeeiro tipo Solar Lamp, registada a 6 de Abril mas, nos exemplares existentes, surge sempre o dia 1.




Desenhos técnicos da patente registada a 6 de Abril de 1843. O consumo de combustível permite uma iluminação estável de pelo menos 6 a 8 horas.

Ilustração retirada do seguinte link:




A aposta na iluminação foi um golpe de génio.
A companhia inicialmente desenvolveu candeeiros a óleos animais ou vegetais e a gás. O crescente uso do petróleo, em meados do século XIX, como combustível fez com que a companhia aperfeiçoa-se outro tipo de queimadores.
Os solar lamps desenvolvidos por Cornelius eram peças extremamente dispendiosas, de manutenção diária e rapidamente entram em declínio com os candeeiros a petróleo.




Solar lamp da Cornelius & Company, datado de meados do século XIX.

Ilustração retirada do seguinte link:





Outro exemplar de solar lamp datado de 1851 a 1861.

Ilustração retirada do seguinte link:





Par de candeeiros solar lamp datado de meados do século XIX.

Ilustração retirada do seguinte link:





Candeeiro tipo solar lamp, também datado de meados do século XIX (duas perspectivas).

Ilustração retirada do seguinte link:





Outro solar lamp, sem menção do fabricante. Os motivos e mecanismos são muito idênticos aos desenvolvidos pela Cornelius & Company.



Ilustração retirada do seguinte link:








Nas próximas publicações iremos analisar detalhadamente o magnífico e elegante par encontrado em Portugal, além do seu cuidadoso restauro.


2 comentários:

  1. Não podia ter passado por aqui e no mínimo deixar o meu agradecimento por mais este trabalho maravilhoso que nos proporcionam informação e sabedoria neste tipo de candeeiros. obrigado amigo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado António Lima pelos elogios. Estamos a preparar uma surpresa para os próximos posts, não perca... abraço

    ResponderEliminar