sábado, 9 de agosto de 2014

Interiores domésticos portugueses, finais do século XIX para o XX, continuação




Na anterior publicação focamos os candeeiros com queimadores e sistema tipo Carcel ou Modérateur. Nesta publicação iremos disponibilizar fotografias, datadas de 1891, de interiores do Palácio dos Marqueses da Foz em Lisboa.





Os magníficos interiores foram decorados por vários artistas nacionais, estrangeiros, assim como conceituadas firmas. Os ambientes reflectiam épocas passadas, de acordo com o ambiente e vivência de cada espaço.




Alçado principal do edifício para a Praça dos Restauradores.




O vestíbulo principal decorado à época de Louis XIV, com painéis em azulejo. Na escadaria existia um candeeiro a gás.




Sala de visitas ao gosto da época de Louis XVI, duas perspectivas. Na mesa ao centro há um candeeiro, tipo Carcel ou Modérateur coberto por renda ou seda. Na cómoda há um gracioso par de candeeiros, igualmente cobertos por renda ou seda.




O Hall, espaço de lazer e de estar, duas perspectivas. Neste espaço existiam vitrines com peças, mesa de bilhar (iluminada a gás), poltronas, sofás e mesas. O ambiente de conforto era propício ao jogo e à cultura. A lareira tem um par de candeeiros tipo Carcel ou Modérateur. Na mesa em frente, coberta por uma toalha, há outro par de candeeiros tipo Modérateur. Estes candeeiros parecem ser da manufactura parisiense Gagneau, visto apareceram em leilões exemplares idênticos em prata. Na mesa em frente ao sofá há outro candeeiro com um abat-jour ao gosto oriental.




Gabinete decorado ao gosto Louis XV. Na mesa, ao centro, há um magnífico candelabro enroscado em torno de um jarrão com tampa.




Gabinete de trabalho decorado ao gosto da época de Louis XVI. Na mesinha há um candeeiro tipo Modérateur, decorado com animais e motivos vegetalistas, de extremo bom gosto e simplicidade.




Sala íntima ao gosto Louis XVI, duas perspectivas. Na mesinha há um candeeiro tipo Modérateur ao gosto oriental, com motivos relevados no corpo principal. O vaporoso abat-jour de tecido, seda ou renda, tem forma quadrangular, também ao gosto oriental.





Os ambientes de bom gosto eram realçados por este tipo de iluminação, além de serem peças de qualidade e que se coadunavam com o espaço onde estavam.

  



As fotografias pertencem a um álbum, o qual se encontra no seguinte link:




Sem comentários:

Enviar um comentário