quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ilustrações em romances do início do século XX



Ao folhear algumas obras literárias em casa, maioritariamente romances que vieram da casa dos meus trisavós nos Açores, encontrei ilustrações com vários candeeiros a petróleo que decidi partilhar.

A primeira é do romance Aventuras Parisienses, do escritor francês Pierre Sales e edição de 1900 da Bertrand.




Ilustração na página 56 do romance Aventuras Parisienses. No lado esquerdo temos um elegante candeeiro a petróleo com abat-jour de tecido ou seda.



Noutro romance, desta vez espanhol e da autoria de Antonio Contreras, com várias ilustrações da Pires Marinho, gravadores em Lisboa. A obra tem o dramático nome de Amor d`um Anjo ou O Segredo da Morta ou Mysterios d`Alma, bem ao gosto da época. A edição é portuguesa e não tem data.




Contracapa do romance Amor d`um Anjo ou O Segredo da Morta ou Mysterios d`Alma. Nesta eficaz ilustração as cores e cercadura emolduram uma dramática cena, que nos empolga para a leitura do romance.



No decurso do romance esporadicamente surgem ilustrações, com cenas significativas do enredo. A qualidade do desenho é boa, embora em algumas haja erros de proporção entre seres humanos e objectos.




Uma das primeiras ilustrações com um candeeiro a petróleo. Neste espaço, elegantemente decorado, o personagem levanta uma tábua do soalho iluminada por um candeeiro.




O romance passa-se na cidade de Barcelona mas, como foi editado em Portugal, resolveram representar parte do Cais das Colunas em Lisboa numa das ilustrações.




Candeeiro a petróleo suspenso do tecto com tecido a envolver a corrente.




Candeeiro a petróleo de mesa com abat-jour em tecido, adequado ao espaço onde se encontra.




Candeeiro tipo Modérateur ou Carcel numa mesinha coberta.





Nestas ilustrações temos os diferentes tipos de candeeiros, quebra-luzes e outros detalhes que eram utilizados nas habitações.

Na próxima publicação iremos colocar as restantes ilustrações deste romance empolgante.

Sem comentários:

Enviar um comentário