sábado, 1 de novembro de 2014

Restauro de candeeiros pertencentes ao meu bisavô, 1ª Etapa



Na viagem que fiz ao Canadá aproveitei e trouxe comigo, conforme minha tia tinha prometido, dois candeeiros que eram do meu bisavô.

Não imaginam o regozijo que de os ter, além de ser um desafio o seu restauro.

O primeiro passo foi retirar todos os fios, as tomadas, os interruptores e os casquilhos eléctricos. Em seguida remover o excesso de soldadura, as peças danificados do antigo queimador Kosmos 14´´´ (era um exemplar da famosa Brökelmann, Jäger und Busse) e lixar as arestas.




Os candeeiros após a remoção dos referidos materiais.



O candeeiro do lado esquerdo é o que geralmente se designa, em inglês, por composite oil lamp, o qual foi descrito na seguinte publicação:


O candeeiro do lado direito é um Rayo, cujo queimador já foi mencionado em publicações anteriores. Este candeeiro, após um inquérito junto de especialistas internacionais, foi fabricado posteriormente a 1912 até à década de 40 do século passado. O exemplar poderá ter sido adquirido nos Estados Unidos da América, visto o meu bisavô ter vivido nesse país num período de 1915 a 1925.




As peças desmontadas, infelizmente irrecuperáveis devido à soldadura e ao processo de electrificação do composite oil lamp. A rosca é recuperável e já se encontra novamente colada no reservatório.




O queimador Rayo infelizmente danificado. Terei de vasculhar as feiras de velharias para encontrar outro compatível. O reservatório tem uma mossa e deixou de estar vedado mas, segunda-feira levarei o candeeiro a um latoeiro, cujo trabalho é admirável na recuperação de peças metálicas.





Nas próximas publicações iremos abordar a passo e passo o processo de recuperação do composite oil lamp, com todas as ponderações tomadas no seu restauro.

Sem comentários:

Enviar um comentário