terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Suporte para abat-jour pesado



Os abat-jours pesados, chamemo-los assim, são formados por uma armação metálica de dimensões consideráveis, se a compararmos à armação para abat-jours leves.
A forma sugerida pela armação é depois forrada com vários tecidos. A união destes tecidos dependerá do efeito pretendido e adequado ao ambiente do espaço onde se usa.
Os tecidos pendentes da armação sugerem leveza, como se o abat-jour levitasse no ar. Este efeito só é conseguido porque se esconde o suporte, o queimador e parte do reservatório.
O suporte para estas armações é geralmente em latão, apoia-se nas galerias de 8,5cm e nas de 10cm. A fixação poderá ser feita por presilhas ou simplesmente apoiada.
Nos catálogos de finais do século XIX e início do XX surgem variados suportes consoante o fabricante. A Alemanha, o Reino Unido e a França foram os principais produtores.
Estes suportes, de uma maneira geral, usam-se em queimadores de grande dimensão, desde o tamanho 14 ao 30.
Os candeeiros onde se colocam estes abat-jours convêm ser de dimensão considerável, para tornar a conjugação dos diferentes acessórios elegante e proporcional. Usam-se sobretudo nos candeeiros de mesa, nos candeeiros incorporados em guéridons e nos candeeiros de pé alto.
O suporte que hoje apresento é aparentemente de fabrico inglês.
Encaixa-se nas galerias de 10cm e tem duas presilhas em latão. Existem três varões que suportam um anel metálico onde se apoia o abat-jour.
No Reino Unido a Hinks e a companhia Veritas comercializaram estes suportes, entre outros.




O suporte em latão visto de frente e de cima.




A presilha para segurar o suporte na galeria.




A única referência que existe na peça é o número de patente, 372930.




O suporte numa galeria de 10cm com o Agni 20´´´da Wild & Wessel e a forma como se encaixa (quatro perspectivas).




O suporte num Duplex burner da Evered & C.º. A chave permite elevar a galeria e suporte para se poder acender o candeeiro.



Este suporte pode-se usar em qualquer queimador de grandes dimensões, consoante o efeito pretendido.
Na próxima publicação irei continuar a expor várias curiosidades em torno deste tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário