quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Elite Brenner



É com grande entusiasmo que apresentamos um Elite Brenner da manufactura Carl Holy de Berlim.

Este exemplar está marcado no regulador da torcida Odin, o que significa que foi fabricado para exportação, ver o post:






Tem debaixo do nome comercial três estrelas de 6 pontas, o que revela a manufactura Carl Holy. A roda denteada do apagador e o espalhador não têm quaisquer marcas.

Este queimador é uma bela peça de tecnologia, pesado e sólido.

Este queimador é do tamanho 20, com chaminé de 63mm de diâmetro para encaixe e 270mm de altura. A torcida apropriada é de 90mm. Ao experimentar torcidas antigas de 90mm grossas notamos que o carreto da torcida fica preso e não se move. Mudamos para outra torcida mais macia e o resultado foi bastante satisfatório. Esta constatação foi confirmada ao reler a obra obra Die Deutsche Lampe, publicada em 1906 e 1911 e da autoria de Jacques Goldberg, informa-nos o seguinte:



- torcida de 90mm plana para arredondar e ser macia.



O carreto da torcida utilizado em determinados queimadores da Carl Holy parece ter sido exclusivo para esta manufactura. Não encontramos esta solução, aliás bastante engenhosa e fácil de colocar a torcida, noutros queimadores contemporâneos e fabricados na Alemanha.

A roda denteada do apagador também só surge nos queimadores da Carl Holy. Tem um design simples e com características germânicas.

No entanto observamos que há outras peças utilizados comuns a outros queimadores, comercializados por várias manufaturas de Berlim, como por exemplo:



- a chave elevatória da galeria é a mesma que na gama Glücks e Matador da Ehrich & Graetz, na gama Helios e Kaiser da Eckel & Glienicke e na gama Capital da Quaadt & Hirschson;



- a grelha perfurada de entrada de ar também é a mesma na gama Glücks e nos primeiros Matador da Ehrich & Graetz, na gama Helios e General da Eckel & Glienicke e na gama Regulus da Emil Sommerfeld, na gama Kaiser da Kaiser & Gundlach e na gama Parade da Otto Müller;



- a grelha perfurada de suporte da chaminé surge também na gama Glücks e Matador da Ehrich & Graetz, na gama Augusta, Pracht e Parade da Otto Müller, na gama Rubin, Staats e Royal da Schwintzer & Gräff, na gama Hugo da Hugo Schneider, na gama Fledermaus da Stübgen Fr. & Co e na gama Capital da Quaadt & Hirschson.



Só para citar algumas manufacturas que apresentam o mesmo design, medidas e outras características em comum com a Carl Holy.

O design da grelha de entrada de ar é formado por elipses, sobrepostas, e outras perfurações. É elegante e regula eficazmente a entrada de ar para o interior do queimador.

A chama tem parecenças com a do Agni brenner, da Wild & Wessel, e já aqui tratada em publicações anteriores.

O queimador Elite Brenner surge geralmente em candeeiros com guéridon incorporado, em candeeiros altos de mesa e em candeeiros para mesa de trabalho. Talvez devido à existência de todos os sistemas incorporados, facilitando o seu manuseamento e sem necessidade de remover chaminé e quebra luzes, e uma boa incidência de luz.

O apagador é uma mais-valia. Tem diâmetro ligeiramente inferior ao topo do espalhador e funciona eficazmente.

Este é sem dúvida um dos meus queimadores preferidos.



As peças todas desmontadas do queimador Elite.




Sequência da montagem e enroscamento das diferentes peças.




Colocação da torcida.




O queimador com o apagador levantado.




O sistema interno do apagador rebaixado, à esquerda, e levantada, à direita.




A galeria levantada.




Topo do queimador e espalhador. Logo abaixo da chama há uma peça perfurada para regular a entrada de ar.




Sistema interno da galeria. Esta solução difere da gama Matador.




O queimador com uma galeria para globos de 100mm para encaixe. Esta galeria é usada tradicionalmente com este queimador mas, assenta demasiado em cima da roda denteada do apagador.




Neste caso preferimos usar outra galeria mais elevada em comparação com a anterior.




O queimador com a chaminé apropriada.





O queimador aceso.






Vídeo demonstrativo. Vídeo demonstrativo.







E também no seguinte link:









Página do catalogo dos armazéns Au Bon Marché em Paris. O queimador Elite é chamado de Odin e era vendido com guéridons.



Ilustração retirada do seguinte link:









No Palácio da Ajuda há um guéridon com um queimador Elite Brenner, quase idêntico a estes anunciados.


O Elite Brenner é um dos queimadores mais completos que existe. Temos a vantagem de ainda encontrar no mercado a torcida e a chaminé apropriadas. A incidência de luz é muito boa e é equivalente a 40 velas acesas.



Sem comentários:

Enviar um comentário